Biografia

Biografia

Meu nome é Gabriel Cobuci Cerqueira, nasci na cidade de Barbacena estado das Minas Gerais no dia 19 de fevereiro de 1988. Apesar de não ter nenhum músico profissional na minha família, meu pai sempre gostou de tocar algum instrumento em casa, violão, teclado, acordeom, gaita e sempre cantava nas festas de família, assim foi o meu contato com a música. Quando me interessei em tocar bateria aos 13 anos de idade tive total apoio de meus pais. Ganhei minha primeira bateria aos 14 anos, fazia barulho e tirava o som que conseguia do instrumento sem preocupar com técnicas.

Comecei a tocar com amigos da escola em bandas de garagem por hobbie, fiz algumas aulas particulares e fui me envolvendo cada vez mais com essa brincadeira. Continuei os estudos e pensamentos futuros conciliando sempre com a música e a arte. As oportunidades foram aparecendo e o que era apenas uma brincadeira se tornou um trabalho prazeroso e motivador para minha vida. O tempo foi passando e fui tocando com algumas bandas de Barbacena e região, fiz algumas aulas particulares quando o dinheiro dava e aprendi muito ouvindo e assistindo diversos bateristas. Profissionalmente toco desde 2006, mas desde 2002 tive a oportunidade de tocar com vários artistas e instrumentistas em shows e em diversos estúdios. Passei por vários palcos e estruturas diferentes com público diverso, muito improviso e composição própria, sem dúvida aprendi muito com essas aventuras e experiências que pude vivenciar.

Imagem alt
Com a bateria Thanger, em 2002.
Imagem alt
Com a Banda Ekkus, em 2005.
Imagem alt
Formatura Bituca, em 2011.
Imagem alt
IV Concerto de Bateria, em 2017.

Formação e experiências

– Começou a tocar bateria aos 14 anos na banda de hardcore “Malatesta”, a qual foi convidada a gravar uma música no CD “Festival de Bandas Novas de Juiz de Fora” em 2004.

– Iniciou seus estudos em aulas particulares com os professores Thiago Nazareth e Ricardo Lima.

– Leciona aulas de bateria desde 2006 contabilizando mais de 200 alunos.

– Em 2007 ingressou na Bituca – Universidade de Música Popular Livre onde estudou com os mestres Lincoln Cheib, Ian Guest, Felipe Moreira, Cléber Alves, Enéias Xavier, Guido Campos, Gilvan de Oliveira e Grupo de Teatro Ponto de Partida.

– Em 2009 cursou o “Musicando”, curso de Musicalização para professores. No mesmo ano participou das oficinas: Groove, ministrada por Enéias Xavier, Produção Musical, ministrada por Cristina Lima e Produção Cultural, ministrada por Flávio Henrique.

– Com a banda Mellon Chip, além do Cd independente “Em cada rosto uma história pra contar” de 2006, participou da coletânea internacional Rock 4 Life Vol. 18 em 2010.

– Em 2011 graduou-se em Bateria na Bituca – Universidade de Música Popular Livre.

– Em 2012 ingressou no curso de Educação Musical na UFSJ onde também integrou o grupo RePercussão. No mesmo ano participou das oficinas: Ritmos do Mundo, ministrada por Yousif Sheronick, Rítmica Brasileira, ministrada por André Mendes e Improvisação Musical, ministrada pelo grupo UAKTI.

– Em 2013 concluiu o curso de Especialização em Bateria na Bituca. No mesmo ano participou da oficina ÀSÀ: os tambores falantes e o patrimônio cultural imaterial, ministrada por Ayobami Akinruli.

– Em 2013 com a banda Take it Easy ficou em 2º lugar no Festival da Canção de Rio Pomba/MG com a música “Vislumbre”. Em 2015 venceu o primeiro Festival de Música da Rádio Sucesso FM de Barbacena/MG com a música “Desce Mais uma Aí”.

– Em 2015 ingressou na UFSJazz Bigband como baterista e monitor. No mesmo ano participou do II Seminário Internacional CASA ABERTA promovido pela UFSJ e FAPEMIG.

– Assistiu a diversos workshops de bateristas renomados como Maurício Leite, Lilian Carmona, Celso de Almeida, Nenê, Ramon Montagner, Edu Ribeiro, Paulinho Serafim, Cuca Teixeira, Lincoln Cheib e Arthur Rezende.

– Gravou diversos CD´s com artistas de Barbacena e região como Rita Bonifácio, Lucélia e Isamu, Eraldo Neves e Fabiano, Mellon Chip, Pedru Lucca, Banda Rarefeito, Take it Easy entre outros. Com o Quarteto Callithrix participou da criação do arranjo e da gravação de uma música inédita de Ian Guest, que fez parte do CD do nono Festival Duo Jazz de Tiradentes/MG em 2016.

– Em 2016 iniciou o curso online com o baterista Edu Ribeiro.

– Em 2017 graduou-se em Educação Musical pela UFSJ.

– Em 2017 lançou a primeira apostila de sua autoria, Bateria – Iniciante 1, voltada para iniciantes de nível básico e utilizada no Batuque! Instituto Musical.

– Atualmente além de músico e professor de bateria é produtor cultural, diretor e proprietário do Batuque! Instituto Musical especializado no ensino de bateria.

– Como produtor cultural realiza anualmente o evento intitulado Concerto de Bateria que consiste na apresentação dos seus alunos. Já produziu eventos musicais como, Aula Magistral com o baterista argentino Dámaso Cerruti e Workshop Bateria Complementar com Bráulio Mayrink.

– Atualmente toca com a banda Take it Easy, com o Quarteto Calli Thrix, leciona no Batuque! Instituto Musical além de ser sideman de diversos artistas em shows e gravações.